capa
InstagramTwitterFacebook

anuncie

25/08/2019

directv

Câncer de pele

cancer de pele

Dra. Jessica Presapor Jessica Presa

Os cânceres de pele são classificados em baso celular, de células escamosas emelanoma. Os mais agressivos são o melanoma e o escamoso.

O câncer baso celular aparece em regiões expostas do corpo e tem cresciemnto lento. O escamoso também ocorre em locais de maior exposição solar, entretanto, pessoas de cor, de pele mais escuras, podem ter em locais não expostos. O melanoma pode se desenvolver em diferentes regiões do corpo, pode ou não ser encontrado antes que exista uma marca ou pinta. Sinais de um melanoma incluem:

  • Uma grande mancha marrom com áreas mais escuras;
  • Uma pinta que muda de cor, tamanho ou sensibilidade ou que sangra;
  • Uma pequena lesão com bordas irregulares e areas que aparecem em cor vermelho, branco, azul ou azul-preto;
  • lesões escuras nas palmas das mãos, plantas dos pés, dedos dos pés ou mãos, ou nas membranas mucosas que revestem a boca, nariz, vagina ou anus.
cancer de pele (2)

Outros cânceres de pele: Sarcoma de Kaposi (especialmente encontrados em pessoas com deficiência imunológica, inclusive com SIDA), Carcinoma de células de Merkel (lesões vermelhas e firmes na pele ou perto de folículos pilosos. Carcinoma de glândulas sebáceas (incomum mas agressivo e aparecem nas glândulas de gordura, são indolores).

cancer de pele 2A principal causa do desenvolvimentode câncer de pele é a exposição excessiva a raios ultravioletas (raios solares) que lesam o DNA das células da pele. Exposição a substâncias tóxicas e diminuição da imunidade também estão relacionadas. Existem fatores de risco para o câncer de pele: cor clara da pele, história de queimaduras solares, excesso de exposição ao sol, viver em local de muita intensidade solar ou altas altitudes, existência de lesões pre-câncerigenas, sinais na pele, história familiar, história pessoal de outro câncer de pele, diminução da imunidade, exposição a radiação ou substâncias químicas como arsénico.

Prevenção do câncer de pele é essencial!

  • Evitar exposição solar entre 10am e 4pm;
  • Usar protetores solares o tempo todo, inclusive no inverno;
  • Usar roupas protetoras dos raios UV;
  • Usar óculos de sol com proteção contra UVA e UVB
  • Evitar bronzeamento artificial
  • Estar ciente de medicações que tornam sua pel mais sensível ao sol

Checar sua pele regularmente em relação ao aparecimento de lesões e procurar avaliação médica assim que possível.