capa
InstagramTwitterFacebook

anuncie

15/08/2018

directv

Coreia do Norte: Secretário Geral apela para "canais de comunicação reforçados"

António Guterres onu

António Guterres, secretário-geral da ONU, pediu esta no ida 25 de dezembrso às partes interessadas na crise norte-coreana que abram “canais de comunicação reforçados” no sentido de haver uma solução diplomática. À margem da reunião do Conselho de Segurança, Guterres reiterou a sua disponibilidade para mediar esta crise, considerada a mais perigosa do mundo.

António Guterres afirmou haver grande preocupação pela parte do Conselho de Segurança do risco de confronto militar na península coreana e denunciou os testes com mísseis que foram realizados este ano “sem notificação prévia da segurança marítima e aérea”.

“É tempo de restabelecer e fortalecer os canais de comunicação. Isto é crítico para baixar o risco de erro de cálculo ou desentendimento e reduzir as tensões na região”, disse o secretário-geral da ONU. A reunião do Conselho de Segurança, organizada pela atual presidência japonesa, teve a presença do chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, e do embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song Nam. António Guterres reiterou ainda a sua disponibilidade para mediar esta crise.